A Rede de Ensino APOGEU é uma das organizações em destaque na Pesquisa Empresas Humanizadas 2020, sendo citada nas categorias Top 30 Melhores – Médio Porte, Top 20 Melhores para Colaboradores – Médio Porte, Top 20 Propósito Maior – Médio Porte e Top 20 Liderança Consciente – Médio Porte, todas em nível nacional.
O levantamento objetiva mapear e divulgar os bons exemplos organizacionais, como forma de inspirar uma transformação na forma de fazer negócios em todo o país. É também uma excelente oportunidade de promover o compartilhamento de práticas entre lideranças, colaboradores e organizações do Brasil.
As empresas foram avaliadas dentro de seu porte – micro, pequeno, médio ou grande. Ou seja, são exemplos de organizações que geram valor superior para os colaboradores considerando seu respectivo porte. Entre as organizações participantes estão grandes marcas como: Magazine Luiza, Grupo Reserva, Unimed Vitória, Localiza, Natura, Prezunic, Cielo, entre outras.
Em relação ao quesito “Melhores para Colaboradores”, o APOGEU se destacou por possuir melhor reputação, experiência, satisfação e perspectiva de futuro na percepção dos colaboradores.
Já a categoria “Melhores em Propósito Maior”, na qual a Rede de Ensino também se sobressaiu, aponta as organizações com capacidade de inspirar, envolver, energizar os diferentes stakeholders pela maneira como fazem negócios. O senso de propósito elevado do APOGEU, mais uma vez, se mostra efetivo para engajar os diferentes públicos atendidos.
Por fim, e não menos importante, o destaque do APOGEU foi no quesito “Liderança Consciente”, que indica as instituições com líderes concentrados em um propósito maior, que buscam servir e inspirar as outras pessoas por meio do exemplo.
Índice de consciência
Para essa 2ª edição do levantamento, a Humanizadas criou um índice baseado em dados que mede o rating de consciência, apontando assim o quanto as organizações afetam os ecossistemas em que atuam e sua capacidade de desenvolver relacionamentos de excelência e de gerar valor em longo prazo, quesito em que o APOGEU também recebeu destaque.
Inspirado na classificação de risco usada por agências de crédito, o rating de consciência mede quanto uma empresa pode gerar de valor de maneira intencional para todos os stakeholders. Na prática, a pesquisa mede capitais intangíveis, que geralmente não são medidos. É a percepção de pessoas e organizações olhando a companhia por meio de uma lógica integral.
Conheça os quatro pilares da pesquisa
- PROPÓSITO MAIOR
As companhias precisam ter um objetivo que ultrapasse a ideia de produzir lucro, mostrando a diferença que a organização procura fazer no mundo. O objetivo é a ligação entre os recursos de uma instituição e as necessidades do mundo. Essa ideia se aplica tanto às pessoas quanto às empresas, retratando a vocação organizacional, o momento exato em que o indivíduo é capaz de achar o real significado e a realização no trabalho.
- ORIENTAÇÃO PARA STAKEHOLDERS
Stakeholders são todos os grupos de pessoas associadas e atingidas pelo empreendimento. A administração identifica a correlação presente entre os principais stakeholders e gera estratégias para criar valor compartilhado.
Possuir uma diretriz para responder às necessidades dos stakeholders é um modo de aproveitar para estabelecer a base da criação de valor em um comportamento estruturado, diferente do comportamento tradicional particular do custo exclusivo dos acionistas, voltado apenas na maximização do lucro.
- LIDERANÇA CONSCIENTE
Os líderes ultrapassam o benefício próprio e são incentivados pelo propósito e serviço às pessoas, agem como autores: motivam e inspiram. A liderança precisa ser firmada em propósito, inspiração, cuidado e compaixão, se mostrando a cada dia mais humana: engloba o masculino e o feminino, o coração e a mente, o espírito e a alma.
A pesquisa considera que os líderes de verdade são colaboradores que buscam a liderança para ajudar a criar uma visão inspiradora do futuro e auxiliar as pessoas a chegarem lá juntas.
- CULTURA CONSCIENTE
Cultura são os princípios agregados, os ensinamentos e as práticas contidas na ordem social de um empreendimento, que atravessam suas ações e ligam os stakeholders uns aos outros e ao plano de negócio.
Uma cultura consciente simboliza o envolvimento dos associados com o objetivo do negócio. Instituições que proporciona uma cultura com alto nível de confiança, efetividade, sinceridade e cuidados genuínos.