[rank_math_breadcrumb]
Socioemocional

Entenda como o cuidado com o socioemocional pode te ajudar nas provas

Compartilhe!

Você acha que o cuidado com o socioemocional não é importante? Aposto que já ficou nervoso para realizar uma prova, certo? Ficou tão ansioso que chegou na hora e esqueceu tudo que tinha estudado? Isso te prejudica? Pois é, essa é uma realidade de muitos alunos no Brasil. Por isso,  é hora de entender como o cuidado com o socioemocional pode ser determinante no seu sucesso nas provas.

 

As provas escolares são muito importantes para o conhecimento dos alunos. Aquelas de pré-vestibular e de concursos, como os militares, testam o alto nível e são determinantes para o futuro de milhões que estão em busca de realizar o sonho. Sendo assim, além de estudar, é preciso se preparar mentalmente para tal processo. Atualmente, a escola é mais do que uma repetidora de conteúdos acadêmicos. A escola precisa ter essa função de preparar a inteligência emocional dos alunos, desde pequenos, com a intenção de preparar para os desafios da vida.

Quando a escola propõe-se a se tornar um espaço de fala e também de escuta, onde se promove a validação dos sentimentos, os alunos tem uma abertura e encontram ali um lugar seguro para também entender o que acontece com eles. Em uma sociedade contemporânea, onde um país como o Brasil tem 19 milhões de pessoas que sofrem com depressão e ansiedade, é fundamental trabalhar os sentimentos e ter o carinho e cuidado com o socioemocional. 

Contudo, isso deve ser trabalhado da maneira correta. As emoções como a tristeza são normais e acontecem. Precisamos é nos conhecer mais, entender o porquê e como está nossa mente. E não nos deixando levar. No APOGEU, por exemplo, os alunos tem auxílio de profissionais qualificados, como os psicólogos da Rede, que em conjunto com o pedagógico desenvolvem o Projeto Socioemocional. É importante lembrar que,  a criação do nosso  planejamento estruturado, respeita não apenas as faixas etárias, mas também os interesses dos alunos em cada etapa do desenvolvimento.

Assim, é difícil imaginar que os alunos tem alguma parcela de culpa em momentos difíceis e de decisões durante a vida. Como enfrentar um problema sem a preparação adequada? Portanto, esse cuidado com o socioemocional é feito a partir de  um planejamento pedagógico que visa promover o bem-estar dos alunos e que tem o intuito de preparar para os desafios contemporâneos e futuros, por meio de um currículo baseado no despertar de habilidades indispensáveis para o gerenciamento das emoções. E, claro, as provas que são os objetivos da maioria dos jovens estão inclusas nesse processo. Com isso, o aluno está apto para enfrentar os obstáculos da vida, se mantendo consciente de seu papel. Ele está preparado para a vida.

Deixe um comentário