Entre o brincar despreocupado e a busca pela autonomia
O objetivo central dos Anos Iniciais é o desenvolvimento pleno do aluno no aspecto físico, intelectual, psicológico e social. É nessa etapa que a criança vivencia a transição entre o brincar despreocupado e a busca pela autonomia e organização dos estudos.
Lista de materiais 2023
Movimento Híbrido de Aprendizagem nos Anos Iniciais
Pilar 01
O Espaço de Aprendizagem Individualizado é sustentado pelos roteiros de aprendizagem (RAps). Nesse pilar, os alunos têm a oportunidade de organizar o conteúdo de forma assíncrona, por meio de vídeos gravados por nossas professoras embaixadoras. Além das gravações contendo a explicação dos conteúdos, os RAps trazem de forma lúdica e interativa, atividades, imagens, vídeos, podcasts etc, auxiliando os alunos no aprendizado. Com isso, os estudantes desenvolvem autonomia, tornando-se cada vez mais ativos no seu processo de aprendizagem.
Pilar 02
A Interatividade On-line é o momento em que os alunos e professores se encontram de forma síncrona. Nesse pilar, os professores dão continuidade ao que o aluno desenvolve no Espaço de Aprendizagem Individualizado, trazendo exemplos, atividades e sanando as dúvidas. É um espaço de acolhimento e desenvolvimento.
Pilar 03
No Acompanhamento Individualizado, temos os encontros do professor com os alunos em pequenos grupos. Trata-se de um espaço onde o aluno recebe um atendimento direcionado para suas necessidades, um momento de escuta, realização de atividades e acolhimento.
Pilar 04
Nas unidades externas, o retorno das atividades presenciais tem sustentado este pilar, por meio de um espaço de acolhimento, troca de experiências e tira-dúvidas. Em Juiz de Fora, seguimos aguardando as orientações preconizadas pelos órgãos competentes para a retomada das aulas nas escolas, momento em que o mesmo carinho e atenção serão destinados às famílias que optarem pelo retorno.
Desenvolvimento Socioemocional
Nos Anos Iniciais, a inteligência emocional continua sendo o nosso foco. Porém, além do autoconhecimento, trabalhamos também a autorregulação, o relacionamento e a empatia. Nesse momento, diversificamos a abordagem, pois entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear os sentimentos mais complexos, como ciúmes, frustração, raiva e arrependimento.
Cultura de Inovação (Maker)
Por meio da Cultura de Inovação (Maker), o aprendizado é construído a partir da experimentação, da exploração de temas e da proposição de novos olhares para o mundo ao nosso redor. Ao lidar com a criação de projetos usando conhecimentos adquiridos em sala de aula, os alunos enxergam mais sentido no que estão estudando e desenvolvem novas competências.
Educação para o Consumo
A Educação para o Consumo é hoje um diferencial nos Anos Iniciais do APOGEU, tendo em vista a necessidade crescente de despertar a consciência financeira e social nas novas gerações para que atuem de forma consciente no mundo.
Monitoramento Escolar da Saúde Infantil (MESI)
O Programa de Monitoramento Escolar de Saúde Infantil (MESI) foi criado para oferecer serviços interdisciplinares de atenção, prevenção e promoção de saúde em harmonia com as atividades educacionais. As ações do MESI estão divididas em dois projetos: “Atenção à Saúde” e “Prevenção e Promoção da Saúde”.
Aplicativo APOGEU
Histórias incríveis acontecem todos os dias no APOGEU! Com o APP APOGEU, é possível compartilhar os melhores momentos com as famílias, deixando-as por dentro de tudo o que acontece. Com os diversos canais de atendimento, conseguimos ainda alinhar expectativas e transformar a experiência de toda nossa comunidade escolar. Enfim, com o APP APOGEU, simplificamos nossa comunicação e centralizamos todas as informações em um só lugar.
Projeto Literário
- Livros paradidáticos
- Incentivo ao hábito de leitura
- Evento literário
Olimpíadas de Matemática Kids
- Projeto Olímpico
- Olimpíadas de Matemática Kids (Canguru)
- Premiação
Projeto Interdisciplinar
- Projeto semestral
- Interligação entre disciplinas
- Construção conjunta do tema
Aulas especializadas
- Arte
- Inglês
- Xadrez